terça-feira, 28 de janeiro de 2014


Mulheres que correm com lobos 
Clarissa Pinkola Estes


Três aspectos diferenciam a vida a partir da alma, da vida a partir do ego apenas:

1) Capacidade de pressentir novos caminhos e de aprendê-los.
2) A tenacidade necessária para atravessar uma fase difícil.
3) A paciência para aprender o amor profundo com o tempo.


Perguntas:

1) Ao que eu preciso dar mais morte hoje para gerar mais vida?

2) O que eu sei que precisa morrer mas hesito em permitir que isso ocorra?

3) O que precisa morrer em mim para que eu possa me amar?

4) Qual é a não-beleza que eu tenho?

5) Que utilidade terá para mim hoje o poder do não-belo?

6)O que deveria morrer hoje? (sentimentos, atos, pensamentos...)

7) O que deveria viver?( sentimentos, atos, pensamentos...)

8) Qual vida tenho medo de dar a luz?Se não for agora, quando?


"As condições culturais mais destrutivas para o nascimento e vida de uma mulher são:

  •  Aquelas sem carinhosos rituais de absolvição;
  • Aquelas que forçam a mulher a escolher entre a alma e a sociedade;
  • Aquelas nas quais a compaixão é segregada pelas classes econômicas ou por sistemas de castas;
  • Em que o corpo é visto como algo que precisa ser purificado como um santuario a ser regulamentado por decreto;
  • Onde o novo, o incomum, ou o diferente não geram prazer;
  • Onde a curiosidade e a criatividade são punidas e censuradas em vez de recompensadas;
  • Ou recompensadas apenas quando não se é mulher;
  • Ser o que somos e como somos. Evita cometermos erros ao tentarmos nos integrar e ser aceitos."

"Ser nós mesmas faz com que nos isolemos dos outros e, entretanto, ceder aos desejos dos outros faz com que nos isolemos de nós mesmos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário